UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.

jose-afonso-abril-em-marcha-2022-1

Abril em Marcha: ‘Traz Um Amigo Também’ – Geografias e Músicas da Vida de Zeca Afonso

:: Apresentação do livro “José Afonso – Todas as Canções” com o musicólogo Ricardo Andrade
Apresentação do livro «José Afonso – Todas as Canções», obra imprescindível da autoria de Guilhermino Monteiro, José Mário Branco, João Lóio e Octávio Fonseca, que reúne as partituras, letras e diagramas de acordes de 159 canções de José Afonso. Edição AJA – Associação José Afonso.
:: Exposição “José Afonso – Geografias de Uma Vida”
Exposição da AJA-Associação José Afonso, organizada por Teodósio Duarte.
:: Concerto de Carlos Clara Gomes e Carlos Peninha
Carlos Clara Gomes (voz e guitarra acústica) e Carlos Peninha (guitarra elétrica), dois compositores de Viseu, têm participado conjuntamente em várias iniciativas e parcerias (autorais e interpretativas) há mais de 40 anos. Nesta apresentação interpretarão algumas obras de José Afonso, bem como de outros companheiros de estrada do icónico autor de Grândola, Vila Morena.
—————————————-
Ricardo Andrade é membro da direção da Associação José Afonso, da direção da Associação Lopes-Graça, da comissão executiva do Observatório da Canção de Protesto e curador do Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco – Música e Liberdade. É membro da equipa de investigação do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), em Lisboa. É licenciado, mestre e doutorado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
:: Abril em Marcha – Abril é Agora
“Abril em Marcha” propõe um conjunto de iniciativas culturais, entre conversas, música, exposições e cinema, de forma a celebrar os 50 anos do 25 de Abril, para alimentar o espírito crítico da Revolução. É o juntar de vontades do programa Abril é Agora, da Associação Cultra, da Carmo 81 e da Plataforma Já Marchavas. Nesta sessão ‘trazemos’ os amigos da AJA – Associação José Afonso para celebrar o legado do grande cantautor Zeca Afonso.
Parceiros desta sessão:
Abril é Agora