UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






  /  Comunicados   /  Dia do Orgulho – Exposição STOP Homofobia
exposicao-stop-homofobia-2022-1

Dia do Orgulho – Exposição STOP Homofobia

A Plataforma Já Marchavas vai inaugurar no Dia do Orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, pelas 11h, na Biblioteca Municipal de Viseu, uma exposição que assinala os 17 anos da manifestação STOP Homofobia.

No dia 15 de Maio de 2005 cerca de 300 pessoas afirmaram publicamente que a homofobia não pode ser tolerada em Portugal.

Intitulada de “STOP Homofobia”, esta ação convocada por associações LGBTQIA+ e outras organizações sociais, foi a primeira manifestação em Portugal contra a homofobia. Uma manifestação que ficou também marcada por agressões verbais aos que estavam presentes.

“Não podemos esquecer. Porque de memória se faz o caminho das lutas pela diversidade e pela igualdade. Que o tempo de luta foi ontem, mas é ainda hoje e amanhã.”, do livro “De memória: História das lutas feministas e LGBTQIA+ em Portugal” (2021).

A inauguração da exposição contará com a presença da Vereadora da Cultura e Ação Social, Leonor Barata, na Biblioteca Municipal de Viseu.

Vem celebrar o Dia do Orgulho com a evocação da memória do movimento LGBTQIA+ português, pois a história também se fez em Viseu.