UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






  /  Comunicados   /  Programa da 5.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+
marcha-lgbtqia-viseu-2022-4

Programa da 5.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+

A Plataforma Já Marchavas vem por este meio convidar-vos a participar na 5.ª Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+, sob o mote “Um Movimento em Marcha!”, que se realiza no próximo domingo, dia 09 de outubro de 2022, com início pelas 15h no Parque de Merendas do Fontelo.

No sábado, dia 8 de outubro, decorrerá no Carmo 81, pelas 21h30, a Manifestação Cultural da 5.ª Marcha de Viseu pelos Direitos LGBTQIA+. Contará com a atuação musical e performativa de Rita SenhorMuse of the Future e Phaser. Estarão ainda presentes várias organizações e haverá uma oficina de cartazes. A entrada é livre e o espírito é de luta!

No domingo, no dia 9 de outubro, a partir das 15h00, no Parque de Merendas do Fontelo, daremos início à concentração com microfone aberto às organizações presentes, para que a marcha seja de quem nela participa. A Marcha segue até à Praça da República onde será feita a leitura do Manifesto, seguida por dois momentos culturais: performance de Kristall Queen e, para terminar, um momento musical da responsabilidade de Ricardo Carvalho.

O Manifesto “Um Movimento em Marcha!” continua disponível para ser subscrito em nome individual e/ou coletivo.

Já subscreveram o manifesto, até ao momento, as seguintes associações/coletivos: Amar-Açores pela diversidade, As Cores dos Açores, Associação Queer Tropical, Associação de Estudantes do Liceu Camilo Castelo Branco, Associação ILGA Portugal, Associação de Estudantes do Liceu Camilo Castelo Branco, Bloco de Esquerda, Climate Save Portugal, Covilhã a Marchar, Dezanove.pt, EcosAção, esQrever, Gentopia, Guimarães LGBTQIA+, Grupo de Apoio a Pessoas Queer, IL MONSTRO, Livre, Lisbon Gay Circuit, Olho Vivo – Núcleo de Viseu, Marcha do Orgulho do Porto, Marcha do Orgulho de Santarém, Marcha LGBTQIAP+ de Guimarães, Marcha LGBTQIAP+ de Famalicão, Marcha LGBTQIAP+ de Vizela, Mangual em Movimento, Movimento Virgínia Moura, Núcleo Feminista de Évora, Out Ciências, PAN Viseu, Panteras Rosa, Portugal Gay, Porto Gay Circuit, Pride Valley, Projeto Identidade, SintraFriendly – Colectivo Juvenil LGBTIQA+ de Sintra e Apoiantes, Slutwalk Porto, SOS Racismo, The Revolution Will Not, UMAR Viseu, Volt Portugal. 

PROGRAMA da 5.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+

08 de outubro

Manifestação Cultural – Carmo 81 – 21h30 (entrada livre)

RITA SENHOR – @ritasenhor

Artista e produtora LGBT portuense. Vem cantar-nos ao ouvido de amor y desamor em acordes de Rn´B, beats de Hip Hop e texturas de Trip Hop.Senhor traz-nos originais, groove & tensão, beats e histórias, mas acima de tudo, a verdade humana através da música.

MUSEOFTHEFUTURE – @il__monstro

É a dupla de DJs composta por Sara Brown e Emanuel Santoz. Apaixonaram-se em Portugal, e desde aí começaram a organizar festas, e a transformar várias pistas de dança em lugares seguros para a comunidade queer. Nos últimos anos têm partilhado a sua paixao pela dança sensual e selvagem ao som de hits pop e reggaeton em várias pistas da Europa. Porque pleasure is power, deixam-se (v)ir.

PHASER – @i_phaser

Artista visual e sonoro natural de Viseu, com 21 anos, produtore musical queer não binárie Phaser pega em paisagens sonoras e constrói um lar com elas. Tendo encontrado refúgio na cena clubbing ao longo da sua vida, Phaser apresenta sonoridades novas e melodias dignas de ficarem na nossa cabeça durante semanas, desde baladas de amor que ecoam dentro do ouvinte a velocidades ultra-sónicas, à percussão frenética e digna do dancefloor.

Estará também a decorrer uma oficina de construção de cartazes para a 5.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+. Traz companhia e vem participar neste movimento de transformação, por uma sociedade mais livre, mais justa e mais equalitária.

 

09 de outubro

15h – Concentração no Parque de Merendas do Fontelo e microfone aberto às organizações

Chegada ao Rossio
Leitura do Manifesto

MOMENTO CULTURAL

KRISTALL QUEEN (performance) – @kristall_queen

Kristall Queen, recente drag Queen aos 20 anos de idade decide tornar-se uma artista performance, seu crescimento foi aumentando neste último ano conseguindo participar em eventos, marchas,festas de aniversário… Ama o que faz sente-se bem como é e com isso se sente realizada, um grande sonho se tornou realidade tudo é possível.

RICARDO CARVALHO (Momento Musical) – @ricardoddcarvalho

Ricardo é um artista de música eletrónica e DJ que explora a performance e combinação de instrumentos acústicos, eletrónicos e o processamento de som. Para além de participar em vários projetos, lançou recentemente o seu primeiro álbum a solo que tem vindo a apresentar pelo país.

SUBSCREVER MANIFESTO AQUI: https://forms.gle/FEKpSJj93HsaU7RVA
MAIS INFO: https://jamarchavas.pt/5-a-marcha-de-viseu-pelos-direitos-lgbtqia/
OUTROS MATERIAIS: https://drive.google.com/drive/folders/1tLW7DncRVhmbaY_P9SLb2-bBp6WVbg_3?usp=sharing