UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






  /  Comunicados   /  Vigília pelo 25 novembro de 2020

Vigília pelo 25 novembro de 2020

25 de Novembro – Dia Internacional Pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

Em Viseu, vigília no Rossio, 18H00

(com distanciamento social, desinfeção de materiais e equipamentos de proteção individual, cumprindo todas as normas e recomendações da Direção Geral de Saúde)

Num ano especialmente difícil marcado pela pandemia, assinalamos o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de Novembro), dando também início aos 16 dias de ativismo que terminam a 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A pandemia de covid-19 agudizou os casos de violência doméstica preexistentes, situações essas que se intensificaram durante o período de confinamento em virtude da convivência permanente das vítimas com os agressores.

A violência contra as mulheres e em particular a violência doméstica continua a ser exercida das mais variadas formas, seja ela física, emocional, sexual, financeira ou outras e encontramo-la nos mais diversificados contextos de intimidade.

As denúncias de milhares de mulheres, o trabalho de tantas associações e organizações, as medidas governamentais, as intensas campanhas de sensibilização continuam a não ser suficientes para acabar com este flagelo que se estende além-fronteiras.

Dia 25 de Novembro continuaremos juntas e juntos, em luta, sem esquecer que a violência nas relações de intimidade atinge 1 em cada 3 mulheres em Portugal.

Encontrar-nos-emos no Rossio com o propósito de repudiar todas as formas de violência contra as mulheres, recordando de uma maneira especial as mulheres LBTI+, as mulheres negras, as mulheres ciganas, as mulheres indígenas, as mulheres migrantes e todas as que sofrem, as que estão sós, as que são manietadas e… as que já não estão entre nós!

Marcaremos presença pelas que não podem estar e damos voz às que foram silenciadas!

 

Marcaremos presença pelas vítimas de violência doméstica, social, simbólica, instrumental e institucional!

 

Marcaremos presença para denunciar uma sociedade machista, sexista, racista, homofóbica, transfóbica e patriarcal!

 

Marcaremos presença para mais uma vez alertar a sociedade para este fenómeno!

 

Evento Facebook

Todos os Direitos Reservados – 2019

Plataforma Já Marchavas

marchaviseu@gmail.com