A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






  /  Comunicados   /  Viseu Marcha pela segunda vez pelos direitos LGBTI+

Viseu Marcha pela segunda vez pelos direitos LGBTI+

2.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+

50 anos das Revoltas de Stonewall. 45 anos do 25 de abril. 20 anos da primeira marcha LGBTI em Portugal. São muitos os motivos para celebrar, mas também são muitos os motivos para ir para a rua marchar contra todos os crimes de ódio e de injustiça que continuam a ser praticados em todo o mundo.

50 anos depois de Stonewall faz sentido continuar a marchar. 50 anos depois este não é o momento para festejar mas sim para lutar pelos direitos de todxs. Passados 50 anos de lutas e conquistas de direitos LGBTI+ nunca foi tão urgente regressar às origens e espírito da revolta de Stonewall como hoje. As Marchas são o caminho para a mudança. Porque nada está garantido e de um momento para o outro tudo pode desaparecer.

Marchamos sob o mote “que Viseu e qualquer outra cidade sejam as melhores cidades para viver (para todxs)”. Como reacção aos cartazes que foram colados em 2018, antes da 1.ª Marcha, utilizando a imagem e slogan de Viseu dizendo “melhor cidade para viver (sem vocês)”, marchamos para que Viseu seja a melhor cidade para viver para todas as pessoas. Marchamos para que qualquer cidade do mundo seja um lugar livre de opressão, seguro e que defenda os direitos de todas as pessoas. Para que todas as cidades sejam feministas, LGBTI+, ecologistas, antifascistas, antirracistas, democráticas, inclusivas e participativas.

A cidade é para ser vivida por todas e todos sem opressão e LGBTI+ fobia. Lutamos por uma cidade com direitos iguais para todxs, com acesso à habitação, à saúde, à educação, à cultura e ao trabalho. A cidade é de todxs!

Viseu vai marchar pela segunda vez no dia 20 de outubro, pelo direito à identidade, pela liberdade no amor, pela autodeterminação de género, e enquanto não estivermos todxs livres de qualquer tipo de opressão.

Festa Pré-Marcha!!!

Como toda a boa luta nasce com alegria, chamamos Fado Bicha para animar a pré-festa da marcha lgbti+. Nesta luta, os bares representaram um local de empoderamento, de encontro, partilha de ideias e materialização das reivindicações. Neste momento, continuam a manter a sua importância de conecção e e libertação apesar de uma procura constante de capitalização destes movimentos e espaços. Apresentamos uma festa com a porta aberta realmente a todxs, sem permissão de qualquer comportamento machista, racista, homofobico, lesbofobico, bifobico ou transfobico e com entrada livre, garantindo assim a possibilidade de todxs entrarem, independentemente da sua posição social

Programa 19 de outubro (sábado):
Local: espaço cultural Carmo’81
21h30 – A Pré Festa abre portas
22h30 – Concerto Fado Bicha
00h00 – Música, convívio, luta e alegria

Programa 20 de outubro (domingo):
15h00 – Concentração no Jardim Sensorial de Santo António
16h00 – início da Marcha
Percurso: Jardim de Santo António – Avenida Capitão Silva Pereira – Largo de Santa Cristina – Rua Formosa – Chafariz do Rossio – Jardim Tomás Ribeiro – Rossio
18h -21h – Sunset Pós-Marcha no Parque Aquilino Ribeiro

Todos os Direitos Reservados – 2019

Plataforma Já Marchavas

marchaviseu@gmail.com