A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






  /  Notícias   /  14.ª Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto (2019)

14.ª Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto (2019)

No dia 6 de julho de 2019, mais de 7 mil pessoas marcharam sob o mote “O Porto não se rende, e o Orgulho não se vende”, na 14.ª Marcha do Orgulho LGBT no Porto.

A Plataforma Já Marchavas subscreveu o manifesto da MOP, que defendia que “num país precário que ainda não saiu do armário, deveríamos ser prioridade nas políticas públicas. Sem direito pleno à habitação, cidadania, saúde e educação, não se cumpre o artigo 13º da Constituição da República Portuguesa: Princípio de Igualdade.”

“Defendemos um orgulho crítico a todos os sistemas que nos tentam discriminar, oprimir e violentar. Não damos a mão aqueles que querem usar os direitos LGBT+ para encobrir políticas racistas, xenófobas e de privatização dos bens públicos. Não somos os instrumentos das empresas e marcas que usam o movimento LGBT+ para disfarçar a exploração laboral e ambiental. Não somos a máscara para esconder os crimes contra os direitos humanos na Palestina, levados a cabo pelo Estado de Israel.”, lia-se no manifesto da MOP.

Milhares de pessoas ocuparam as ruas do Porto contra a descriminação LGBTI+, naquela que foi a maior edição de sempre. A marcha terminou na Cordoaria, onde decorreu a leitura do manifesto, os discursos das várias associações e o “Arraial mais orgulhoso do Porto”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todos os Direitos Reservados – 2019

Plataforma Já Marchavas

marchaviseu@gmail.com