17 de Maio’23 – Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia (IDAHOT)
A Plataforma Já Marchavas lançou, uma vez mais, o apelo ao Município de Viseu para hastear a bandeira LGBTQIA+ no edifício da Câmara neste dia 17 de maio – Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia (IDAHOT). Reforçámos, também, a consagração deste dia pela Assembleia da Republica Portuguesa, como Dia Nacional contra a Homo e Transfobia, sendo já várias as entidades públicas que têm mostrado o seu repúdio pela violência LGBTQIA+.
Uma vez mais, o Município de Viseu volta a rejeitar o apelo da Plataforma. Por “razões protocolares” salienta a existência de outros espaços municipais mais adequados para visibilizar este dia, o que nos leva a considerar o desleixo e não comprometimento do executivo com a visibilidade e formas de violência que pessoas LGBTQIA+ estão sujeitas todos os dias.
Apesar deste ser apenas um gesto simbólico mostra em si a importância da representatividade e desconstrução de ideais conservadores que ainda pairam no interior do país.
Apesar do nosso descontentamento, felicitamos o Teatro Viriato e o município de Viseu por autorizar que a bandeira seja hasteada pela LGBTI Viseu.
Continuaremos cá, a lutar para que todas as pessoas sejam respeitadas e visibilizadas na sua diversidade.