UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






Porto Femme – Ciclo de Cinema no Feminino

Plataforma Já Marchavas! apresenta o Ciclo de Cinema no Feminino, uma extensão do Porto Femme Film Festival, no Carmo 81.

Durante dois dias (15 e 16 de março, pelas 22h) serão apresentados filmes que integraram o programa da primeira edição do Porto Femme Festival Internacional de Cinema, que decorreu de 30 de maio a 3 de junho de 2018, no Porto.

As Porto Femme Sessions são ciclos temáticos nos quais o denominador comum é serem filmes realizados por mulheres. O objetivo é dar visibilidade ao trabalho da mulher no cinema, através da projeção das suas obras e, sempre que possível, da sua presença nas sessões, promovendo o encontro entre o público e as
autoras.

Este programa inclui filmes premiados, assim como os favoritos da equipa e outros de relevo por diversos fatores. O objetivo passa por apresentar uma mostra que seja representativa do programa exibido, assim como de perspetivas e géneros.

Evento facebook aqui.

15 março – 22h

Feminista (Canada | 60’ | 2017), de Myriam Fougere
Sinopse: Uma viagem à descoberta da vitalidade do movimento feminista e como se manifesta hoje em vários países europeus, da Turquia a Portugal, através dos Balcãs, Itália, País Basco e muitos outros.

16 março – 22h

Aqua Mamas (Dinamarca | 28’ | 2016), de Zara Zerny
Sinopse: Uma curta híbrida sobre maternidade baseada em experiências reais, com uma atriz e um grupo de mães verdadeiras a interpretarem os papéis de si mesmas através dum enredo fictício. Pernille está grávida e cheia de felizes expetativas pela sua vida como mãe- Mas quando o seu filho chega o seu mundo é virado
do avesso. O idílico sonho da maternidade é quebrado e trocado pela realidade de um bebé que chora. Ela procura apoio num grupo de mães muito mais experientes, que tentam ajudar Pernille da melhor forma de podem. Mas como pode alguém tornar-se numa grande mãe?

Cowboys & Índios (Espanha | 4’20 | 2016), de Emilia Ruiz
Sinopse: Leo brinca aos “cowboys e índios” todos os dias em sua casa. Hoje, com apenas 5 anos, aprendeu um novo jogo.

Tia Ciata (Brasil | 26’ |2017), de Mariana Campos, Raquel Beatriz
Sinopse: Tia Ciata é um documentário que aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica da personagem popular Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira, referência na construção da identidade nacional. O filme traz depoimentos de mulheres negras que são referências na luta contra o racismo e pela visibilidade do protagonismo feminino negro em diferentes áreas de atação. São elas: a escritora Conceição Evaristo, a filósofa e escritora Helena Theodoro, a historiadora Giovana Xavier, a pesquisadora de cinema negro brasileiro Janaina Oliveira, a atriz Angela Peres, as cantoras Marina Íris e Nina Rosa, a bisneta de Tia Ciata Gracy Mary e Ialorixá Mãe Beata de Iemanjá, que faleceu recentemente deixando um legado de luta pela igualdade de direitos para o povo negro e sempre será referência de força ancestral e resistência, inspirando gerações.

Debaixo das Saias da Mãe (França | 12’ | 2017), de Sarah Heitz de Chabaneix
Sinopse: Certas coisas deviam ficar em privado, não é? Numa pequena vila da Flórida, uma jovem francesa vai com a sua mãe a uma consulta médica de rotina
para servir de intérprete. No entanto, ela é surpreendida ao saber que, na verdade, vai participar num exame ginecológico. Mas as maiores revelações ainda estão para chegar…