UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






Solidariedade com o Povo Chileno, Catalão e Curdo

A Plataforma Já Marchavas é sensível ao que se passa no resto do mundo, pelo que mostramos solidariedade e apoio a todos os povos que são oprimidos. Simbolicamente prestamos homenagem/apoio ao povo Chileno, Catalão e Curdo.

 

A Plataforma Já Marchavas está solidária com as manifestações massivas e históricas do povo chileno. Nos últimos dias o povo chileno insurgiu-se contra o (milionário) Presidente Sebastián Piñera e as suas políticas neoliberais que tem provocado enormes retrocessos sociais. O Chile é um dos países com mais desigualdades da América Latina, onde o povo é cada vez mais oprimido pelo poder político e económico, e o Estado tem cada vez menos responsabilidades em assegurar justiça social. Este é um dos maiores protestos da história do Chile, liderado por estudantes, desde a queda da ditadura militar de Augusto Pinochet. Solidariedade com o povo chileno!

Milhares de pessoas manifestaram-se pacificamente em Barcelona pedindo a libertação imediata “para os independentistas condenados pelo pale que desempenharam na realização do referendo do dia 1 de outubro de 2017”. As manifestações massivas, reprimidas com violência por parte da polícia, já levaram a dezenas de feridos e detenções. O Estado Espanhol está a oprimir o povo catalão e a sua vontade de declarar independência. A Plataforma Já Marchavas está solidária com o povo Catalão.

Com a retirada, propositada, das tropas dos EUA do norte da Síria, a Turquia invadiu com um banho de sangue a terra dos Curdos, com o apoio dos russos, americanos e europeus. A ofensiva turca já provocou centenas de mortos. Está em causa a democracia assumida pelo autogoverno curdo em Rojava. A Plataforma Já Marchavas está solidária com o povo Curdo.