UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






Uma Plataforma

#FEMINISTA #LGBTI+ #ECOLOGISTA

#ANTIFASCISTA #ANTIRRACISTA #DEMOCRÁTICA

#INCLUSIVA #PARTICIPATIVA

A Plataforma Já Marchavas é um movimento de cidadãs/ãos e de colectivos unidos na defesa de direitos Humanos e Animais e de causas Ambientais.

O projecto Já Marchavas nasceu em maio de 2018, num debate durante o Desobedoc Viseu, reunindo sinergias diversas. Pessoas com diferentes histórias de vida, orientações sexuais, características sexuais, identidades e expressões de género.

Em 2018 o projecto Já Marchavas levou mais de mil pessoas a marchar pela primeira vez na 1ª Marcha pelos Diretos LGBTI+ em Viseu, denominada por alguns/algumas como a “Marcha do Amor”. A Plataforma Já Marchavas surgiu no ambiente pós-marcha reunindo as sinergias do projecto inicial e transformando-as numa só voz em Viseu.

A Plataforma Já Marchavas tem carácter político, comunitário, interassociativo, voluntário e não comercial, e pretende defender os direitos humanos e animais, bem como causas ambientais e combater o conjunto das discriminações a estas associadas. A Plataforma é um espaço aberto de construção e intervenção social em espaços públicos e de acesso público. A Plataforma é Feminista, LGBTI+, Ecologista, Antifascista, Antirracista, Democrática, Inclusiva e Participativa.

A organização das atividades dinamizadas pela Plataforma é definida em reuniões com a participação das organizações e pessoas convocadas para o efeito.

Entende-se por organizações as entidades formais ou informais de caráter social, cultural, político, religioso, filantrópico, educacional, de saúde, filosófico ou profissional – com atividade no âmbito da defesa dos direitos humanos e que combatam todas as formas de discriminação fundadas na orientação sexual, características sexuais ou identidade de género, pugnando pelo respeito do conjunto dos Direitos Humanos expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Para as iniciativas serão definidos grupos de trabalhos aos quais competem tarefas específicas para a realização das mesmas.

Participação nas iniciativas

As iniciativas da Plataforma são abertas à participação de todas as pessoas, grupos formais ou informais e entidades que se identifiquem com os princípios defendidos pela Plataforma.

A cidadania na rua!

 

A Revolução em Marcha!

As vozes do megafone

1.ª Marcha Pelos Direitos LGBTI+ de Viseu

07-Outubro-2018

Encontro: Pela Democracia, contra o Ódio no Brasil

25-Outubro-2018

Marcha Pela Eliminação Da Violência Contra As Mulheres

25-Novembro-2018

8M - Concentração Feminista

08-Março-2019

45 Anos 25 de Abril

25-Abril-2019

Greve Climática Estudantil Viseu

24-Maio-2019

2.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+

20 de outubro de 2019

Plataforma Já Marchavas