A Plataforma Já Marchavas e a Livraria libros&libros juntam-se nesta iniciativa da primeira apresentação pública em Viseu do livro “História da Homossexualidade em Portugal – Desde o século XIII até ao século XX”, que contará com a presença do autor Victor Correia. A apresentação realiza-se no dia 20 de junho, pelas 21h30, com entrada livre.
Num momento em que se assistem cada vez mais a tentativas de censura a livros de temática Queer, urge a necessidade de resistência e de apoio às liberdades de expressão, de imprensa e de criação artística. Porque no interior também se fazem sentir os ecos do conservadorismo, celebramos o mês com a valorização da história da emancipação Queer em Portugal.
Esta iniciativa insere-se numa programação que a Plataforma Já Marchavas pretende realizar ao longo do mês de junho, mês do Orgulho Queer.
Sobre o livro: Com este novo livro editado em Portugal, que é inédito no que diz respeito ao tema, preenche-se uma lacuna no mundo editorial nacional e internacional, pois é a primeira vez que é publicado um livro sobre a história da homossexualidade em Portugal, referente aos oito séculos de existência do nosso país.
Trata-se de uma investigação historiográfica pormenorizada e documentada, um trabalho sério e rigoroso.
Muitas pessoas consideram que a homossexualidade é uma coisa do nosso tempo, que é um fenómeno moderno, uma “modernice”, como afirmam alguns em sentido pejorativo. Ora, de maneira nenhuma isso é verdade, que é o que se pretende mostrar com esta obra, apresentando historicamente Portugal como exemplo muito significativo, pois a homossexualidade sempre existiu, ao longo da História de Portugal, e tem muitos factos desconhecidos do público.
Este trabalho é constituído por duas partes: a abordagem da homossexualidade ao longo dos séculos no nosso país, e por um conjunto de anexos, constituídos por documentos antigos.
Este livro pretende ser um instrumento de cultura, não abordando a homossexualidade só em si mesma, mas também ligada à História de Portugal. Tendo como pretexto e fio condutor a homossexualidade em Portugal ao longo da sua História, é também uma forma de conhecer melhor a História de Portugal.
Sobre Victor Correia: Frequentou a Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma (formação em Filosofia). Frequentou também o curso de piano, durante alguns anos, na Escola de Música do Colégio de São Teotónio, em Coimbra. Concluiu a licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Formação Educacional, na mesma Faculdade, e tem o Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (formações obtidas antes do Processo de Bolonha). É doutorado em Filosofia Política e Jurídica, na Universidade da Sorbonne, em Paris, onde foi orientado pelo filósofo francês Yves Charles Zarka. É pós-doutorado em Ética e Filosofia Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Exerceu funções de docência na sua área de formação, e tem organizado e apresentado comunicações em várias conferências. É membro de algumas associações científicas e culturais. Tem publicado diversos artigos em jornais, e em revistas nacionais e internacionais. É autor de mais de vinte livros, publicados em diversas editoras.