UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






  /  Comunicados   /  Oficina de Construção do Manifesto – Será que vai ficar tudo bem?

Oficina de Construção do Manifesto – Será que vai ficar tudo bem?

2020 está a ser um ano desafiante, alterando a realidade e desafiando movimentos e ativistas a repensar formas de dar visibilidade e lutar pelas mais diversas causas. A pandemia da COVID-19 obrigou-nos a reinventar os conceitos de proximidade em distanciamento físico e de manifestação em confinamento.

As muitas Marchas LGBTI+ que têm todos os anos surgido em Portugal reencontraram outras formas de expressar as reivindicações pelos direitos das pessoas LGBTI+, que muitas vezes não foram tidas em conta nesta nova realidade, acabando por ser das mais afetadas pelas repostas encontradas para mitigação da pandemia.

Curiosamente, o símbolo difundido internacionalmente como forma de esperança para um amanhã mais sorridente foi o arco-íris, foram as cores da luta LGBTI+, acompanhado da ideia de que “vai ficar tudo bem”. Será que vai mesmo ficar tudo bem para quem já era alvo de fobias e discriminação, consolidadas pela pandemia? Será que vai ficar tudo bem para quem viu o seu direito social à liberdade na identidade de género, orientação sexual e orientação romântica confiado com a quarentena?

Esta é a reflexão que a Plataforma Já Marchavas propõe como caminho para a construção do Manifesto da III Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTI+, que, a ocorrer em outubro, poderá ainda ser uma realidade enquanto manifestação na rua.

Desafiamos todas as pessoas e todos os coletivos que pautam pela defesa dos Direitos LGBTI+ que se unam nesta reflexão, debate e processo de construção. Este ano, mais do que nunca, mesmo distantes fisicamente, devemos estreitar proximidade nas lutas e reivindicações, se queremos que realmente amanhã tudo fique bem e colorido com as cores do arco-íris!

Evento Facebook

Todos os Direitos Reservados – 2019

Plataforma Já Marchavas

marchaviseu@gmail.com