UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






  /  Comunicados   /  Plataforma Já Marchavas desafia Câmara Municipal a hastear bandeira LGBTQIA+ no dia do Orgulho
marcha-lgbtqia-viseu-2021-4

Plataforma Já Marchavas desafia Câmara Municipal a hastear bandeira LGBTQIA+ no dia do Orgulho

A Plataforma Já Marchavas enviou na semana passada um email à Câmara Municipal de Viseu, a pedir uma reunião com a vereadora da Cultura e Ação Social, Leonor Barata.

Com o intuito de uma convivência democrática e plural no nosso concelho, pedimos uma reunião com o respetivo executivo, com o objectivo de encontrar soluções conjuntas para a comunidade LGBTQIA+ da região.

No pedido lançamos três desafios à CM de Viseu: Como forma de assinalar o Dia do Orgulho (28 de junho), convidamos o município de Viseu a hastear a bandeira LGBTQIA+ no edifício da Câmara Municipal, no dia 28 de junho; Implementar o Plano Municipal LGBTQIA+ em Viseu; Subscrever o manifesto da marcha (a ser divulgado em breve) e participar oficialmente na mesma.

A Plataforma encontra-se neste momento a organizar a 5.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+, que se realiza no dia 9 de outubro de 2022.

Sob o mote “Um movimento em Marcha”, celebrando o caminho histórico do movimento LGBTQIA+ em Portugal, que este ano convoca cerca de 20 marchas em todo o país, pretendemos a construção de um movimento político no combate à discriminação pelo fim da violência e da opressão motivada pela orientação sexual; identidade e/ou expressão de género e características sexuais.

Em 2022, ano em que se celebram os 40 anos da Despenalização da Homossexualidade em Portugal (1982); dos 32 anos da despatologização da Homossexualidade da Lista Internacional de Doenças Mentais (OMS); e dos 17 anos da Manifestação STOP Homofobia, em Viseu, recordamos a importância da participação cidadã e coletiva na transformação política e social que fazem a democracia portuguesa.