Somos Abril!
Este ano o 25 de Abril não pode ser comemorado na rua, mas isolamento físico nunca significará a ausência de celebração de um dos dias mais importantes para o nosso país!
Nunca deixaremos esquecer que mesmo longe fisicamente, em cada esquina temos um amigo e que em cada rosto vingará a igualdade! À meia noite, vinte minutos e dezoito segundos do dia 25 de abril de 1974 ouviu-se na rádio portuguesa o sinal de início da queda da ditadura, o sinal de recuperação da nossa democracia! Ouviu-se Grândola Vila-Morena, interpretada por José Afonso.
No dia 25 de Abril de 2020, no mesmo horário, a Plataforma Já Marchavas irá publicar exactamente a mesma música que marcou o reconquistar da nossa liberdade, desta vez cantada e interpretada por todas/os nós. Liberdade que não podemos abdicar e que viverá sempre que nos relembrarmos que “o povo é quem mais ordena”!
Comemoremos a revolução e a resistência do povo Português contra quem o quer submisso e controlado, relembrando que nós somos esse povo! Nós somos responsáveis por uma terra baseada na fraternidade. Nós somos essa revolução e não há pandemia nenhuma que possa retroceder as conquistas que vencemos e as vontades que jurámos.
E como SOMOS nós esse ABRIL de 74, sendo a nossa união e resiliência que o mantém vivo, queremos convidar toda a população a participar nesta comemoração enviando-nos conteúdos que se enquadrem em uma ou várias das seguintes categorias:
-Vídeo com excerto performativo da música Grândola Vila Morena;
-Vídeo ou fotografia com a imagem de um cravo vermelho (flor real, pintura facial, desenho, flor de papel… a imaginação é o limite);
-Vídeo ou fotografia com um cartaz com uma mensagem alusiva ao 25 de Abril.
DESDE QUE NÃO SAIAS DE CASA E CUMPRAS AS INDICAÇÕES PROPOSTAS PELA DGS, podes participar sozinha/o, com os pais, mães, filhos/as, irmãos/irmãs, sobrinhas/os, tios/as, avôs/avós, com amigos/as de 2 ou 4 patas, dançando, cantando, desenhando ou utilizando qualquer outro recurso que te atraia.
As contribuições (vídeos e fotografias) poderão ser enviadas para marchaviseu@gmail.com até às 23H59 de dia 23 de Abril. Serão posteriormente editadas para um vídeo único de interpretação coletiva.