A Plataforma Já Marchavas tem o prazer de anunciar a estreia em Viseu de “As Fado Bicha”, um documentário que acompanha a jornada artística e ativista de Lila Tiago e João Caçador, dupla que criou a pioneira banda Fado Bicha em 2017.
Realizado pela luso-francesa Justine Lemahieu, o filme segue durante quatro anos o percurso da dupla de artistas, que através das suas canções subverte e reinterpreta o fado tradicional.
A dupla de músicos e ativista de Lila Tiago e João Caçador tem dado corpo e voz a histórias e lutas LGBTQIA+ através da sua música de resistência e de afirmação política, em temas como “Lila Fadista”, “Estourada” ou “Povo Pequenino”.
Com distribuição da Zero em Comportamento, “As Fado Bicha” estreia em Viseu no dia do Orgulho, 28 de junho, no Círculo de Criação Contemporânea de Viseu – Polo I, a partir das 21h. A entrada é livre!
Sinopse: Ao longo de vários anos, Justine Lemahieu encontrou-se com Lila e João, as duas artistas da banda Fado Bicha, cujas canções dão corpo e voz às histórias e lutas LGBTQIA+. Nos camarins, as palavras e os olhares cruzam-se, questionando a nossa relação com as aparências, as normas de género, a linguagem e a sexualidade.





