A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






Encontro: Pela Democracia, Contra o Ódio no Brasil

25 de outubro de 2018

Somos um grupo de cidadãs e cidadãos residentes no distrito de Viseu que não se conforma com a precariedade da democracia no Brasil e o crescente atentado aos direitos humanos nesse país.

Tem sido com grande alarme que assistimos, nos últimos tempos, à passagem das palavras aos actos pela parte dos apoiantes do candidato que venceu o primeiro turno das eleições presidenciais.

A progressão da barbárie é diária e inclui espancamentos, violações, assassínios além de continuadas ameaças a quem se opõe ao projecto totalitário e violento de tal candidato e seus/suas apoiantes.

Antes e durante a campanha do primeiro turno, tomámos contacto com as propostas deste candidato que praticamente se esgotaram nos apelos à discriminação e violência etnicamente motivadas, à submissão das mulheres, à proscrição das pessoas LGBTI+, ao genocídio dos povos indígenas, à liberalização da caça mesmo para as espécies que estão em risco de extinção e o desmatamento da Amazónia, para benefício do agronegócio.

Este crescendo de violência irá com certeza agravar-se se o segundo turno das eleições confirmar o empoderamento das forças do ódio pois aos olhos de seus/suas mais agressivos/as defensores/as, uma tal vitória significaria a legitimação de todas as agressões e assassinatos.

Porque queremos evitar a catástrofe que se abateria sobre o Brasil caso se cumprissem tais objectivos, entendemos que não podemos ficar quietos/as e calados/as, razão pela qual convocámos este encontro que se enquadra num vasto movimento internacional desencadeado pela emergência de forças anti-democráticas no panorama político brasileiro.

Acreditamos que todas as pessoas, independentemente do seu género, orientação sexual, etnia, religião ou ideologia têm o direito de viver em paz e desfrutando de liberdade de expressão e queremos ainda manifestar todo o nosso apoio e solidariedade a quem, no país irmão, trava neste momento uma dura luta contra o ódio, repudiando inteiramente todas as forças que visam criar um clima de hostilidade propício a violências de proporções ainda inimagináveis. Porque um mundo mais justo e respeitador da diversidade e dos direitos humanos será também um mundo mais belo, continuaremos a rejeitar o ódio e seus frutos podres.

VIVA O BRASIL, VIVA A DEMOCRACIA, ABAIXO O ÓDIO…

Todos os Direitos Reservados – 2019

Plataforma Já Marchavas

marchaviseu@gmail.com