UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






Justiça para Mamadou Ba!

Mamadou Ba, ativista antirracista, acusado de difamação e calúnia por Mário Machado por ter publicado uma frase em que se refere ao neonazi como uma das figuras principais do assassinato de Alcindo Monteiro, foi condenado pelo tribunal a uma multa de 2400 euros.

Reencaminhamos ainda algumas fotografias da iniciativa que foi levada a cabo junto ao tribunal de Viseu, convocada pela Plataforma Já Marchavas, e que contou com a intervenção de ativistas das associações SOS Racismo, Graça Marques Pinto, e Olho Vivo, Carlos Vieira.

A ação foi marcada por palavras de ordem como: “Fascismo, racismo não passarão”, “Justiça para Mamadou Ba”, “Acusam um, respondemos todes”, “Verdade não é difamação”, “O antirracismo nunca matou ninguém. O racismo mata todos os dias”, “Alcindo Monteiro presente”.

Foram igualmente invocadas várias das vítimas do racismo em Portugal, cujos nomes incluímos neste email, e foi deixado um alerta sobre a sessão do julgamento de Cláudia Simões, agendado para o dia 8 de novembro. No final da iniciativa, foi lida a posição do SOS Racismo sobre a sentença de Mamadou Ba.

Algumas das vítimas do racismo em Portugal:

Alcindo Monteiro – 1995, Lisboa, espancado até à morte por neonazis
António Pereira (Xuati) – 2002, Setúbal, baleado pela PSP
Elson Sanches (Kuku) – 2009, Lisboa, suspeito de furto, foi baleado à queima roupa pela PSP
Wilson Neto – 2013, Lisboa, esfaqueado por neonazis, ficou em estado grave
Musso – 2013, Lisboa, detido pela polícia por alegado furto, queixou-se de tortura e dores de cabeça e veio a morrer passado um mês
Giovani Rodrigues – 2019 , Bragança, espancado até à morte
Bruno Candé – 2020, Moscavide, morto a tiro por um racista