A Plataforma Já Marchavas reafirma o seu apoio incondicional à luta pela libertação do povo palestiniano e pelo fim imediato do genocídio.
Anta de Baixo, nos arredores de MANHOUCE (São Pedro do Sul), acolherá, no dia 28 de agosto, o festival “Anta Gathering”, um encontro psytrance onde os organizadores, a produção, o proprietário do terreno, artistas e outras entidades associadas são, quase exclusivamente, israelitas sionistas.
Segundo a BDS “o encontro é organizado pelos irmãos Shahar Pierre Bickel e Dean Bickel, que irão também participar enquanto músicos, sob os nomes artísticos Fat Cat e Bickeloz, respetivamente. Shahar Bickel, o principal organizador, é um soldado reservista que regressou a Israel em outubro de 2023, quando Israel iniciava o genocídio em Gaza, para se alistar no exército de ocupação, tendo cumprido serviço militar pelo menos até dezembro desse ano. Shahar é soldado no batalhão “Sayeret Nahal”, uma unidade das forças especiais e de reconhecimento integrada na brigada Nahal. Os seus soldados são conhecidos como os “Corvos de Nahal”.”
Esta iniciativa que tem lugar em pleno genocídio atenta contra os mais elementares direitos humanos e constitui uma tentativa de branqueamento de crimes de guerra através da cultura.
Exortamos os que estiverem a colaborar neste evento, incluindo cidadãos e empresas portuguesas, a terminarem de imediato essa associação.
Qualquer forma de colaboração com esta iniciativa representa cumplicidade com crimes de guerra e com o genocídio em curso contra o povo palestiniano.
A Plataforma Já Marchavas apela à Câmara Municipal de São Pedro do Sul e às autoridades policiais que interditem a realização do Festival e que siga o exemplo da Câmara Municipal de Barcelona que cortou todos os laços diplomáticos e comerciais com Telavive.
Manifestamos o nosso repúdio pela realização deste festival.
Não são bem-vindos!





