UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






  /  Notícias   /  Abril em Marcha – 48 anos do 25 de abril
25-abril-2022-ja-marchavas-1

Abril em Marcha – 48 anos do 25 de abril

A 25 de Abril de 1974 foi desencadeado pelo Movimento de Forças Armadas portuguesas (MFA) todo um movimento popular que determinou a queda do Estado Novo, regime ditatorial que vigorava em Portugal há 48 anos.

Com o movimento revolucionário vieram os direitos laborais, o direito à greve, o direito de voto às mulheres, a liberdade de expressão, o direito de reunião e de manifestação e uma constituição que abre portas à luta por muitos mais direitos.

A verdade é que ainda nos deparamos com comportamentos antidemocráticos, misóginos, machistas, racistas, lgbtifóbicos e com o renascimento de ideais fascistas, próprios de um regime ditatorial. Deparamo-nos com uma humanidade a cometer ecocídio e em autodestruição com um planeta em urgência climática.

O 25 de Abril de 1974 permitiu que hoje estivesses a ler este texto, que pessoas se juntassem para debater sobre ele e o levassem até ti.

Somos um movimento criado em 2018 aberto à participação de todas as pessoas e a grupos formais ou informais que queiram estar unidos na defesa de Direitos Humanos e Animais e das causas Climáticas e Ambientais.

Já organizamos mais de 20 iniciativas de rua, entre marchas, protestos, vigílias, greves e concentrações.

Junta-te à Plataforma Já Marchavas, porque Abril é Agora e é preciso pôr em Marcha os a construção de uma sociedade mais livre, igualitária e justa!