UM MOVIMENTO EM MARCHA

A CIDADANIA NA RUA!

Assine a nossa NEWSLETTER.






Marcha lgbtqia+ de Viseu 2022

Plataforma divulga data da 6.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+

A Plataforma Já Marchavas tem o prazer de anunciar que a 6.ª Marcha de Viseu Pelos Direitos LGBTQIA+ se realiza a 14 de outubro de 2023. São seis anos a ocupar o espaço público de Viseu, seis anos de luta contra o conservadorismo e a extrema-direita, seis anos de ativismo interseccional, seis anos onde nem a pandemia retirou da rua a marcha, seis anos a dar visibilidade e voz às comunidades LGBTQIA+ do interior.

Dezoito anos depois do STOP Homofobia (2005), a cidade conservadora começa a dar os primeiros sinais de mudança, no entanto vivemos num vasto distrito, com diferentes níveis de desigualdade, onde a sociedade civil precisa de acordar para a necessária igualdade e equidade entre todas as pessoas. Ainda muito está por fazer nas escolas, nos municípios, no acesso à habitação, a cuidados de saúde e ao tratamento igual no local de trabalho. Ainda há muito a fazer no combate às ideias fascizantes que populam na boca da extrema-direita populista.

Dos 49 anos da Revolução de Abril aos 18 anos do STOP Homofobia, a Marcha de Viseu continuará a fazer este caminho de luta através da memória histórica, pois sem ela não há futuro.

A sexta marcha de Viseu continuará a manter o espírito interseccional de origem da Plataforma: feminista, LGBTQIA+, ecologista, antifascista, antirracista, democrática, inclusiva e participativa.

Fica atente às próximas novidades sobre a 6.ª Marcha de Viseu. Marchamos a 14 de outubro, ocupando as ruas de Viseu.