O dia 21 de março, foi instituído pela ONU como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Nesta data assinala-se o massacre ocorrido a 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre dezenas de milhar de pessoas que protestavam de forma pacífica contra a discriminação racial, resultando em 69 mortos e 186 feridos.
Decorridas décadas deste massacre motivado pelo ódio racial, continuamos a assistir em todo o mundo a manifestações de discriminação racial e xenofobia a nível interpessoal e institucional. Portugal não é exceção. As atuais políticas governamentais e autárquicas adotam várias medidas previstas na agenda de extrema-direita, atentando contra os direitos e a dignidade de pessoas migrantes e racializadas.
Neste Dia Internacional Contra a Discriminação Racial a Plataforma Já Marchavas reivindica políticas públicas que combatam a discriminação e assegurem o acesso das pessoas racializadas e migrantes ao trabalho digno, à habitação, à saúde e à educação.
Precisamos de 20 mil assinaturas para que a proposta para tornar crime todos os atos racistas e xenófobos em Portugal seja debatida e aprovada pelo parlamento. Junta-te a esta causa e ajuda a acabar com toda esta impunidade. Assina a petição online!